quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES HOMENAGEIA AS CRIANÇAS COM A EXPOSIÇÃO “O MUNDO MÁGICO DOS BONECOS DE MÁRCIA FERNANDES”



Em homenagem ao mês das crianças, o Centro Cultural Abrigo de Bondes abre no dia 05 de outubro, às 15 horas, a exposição “O Mundo Mágico dos Bonecos de Márcia Fernandes”. A curadoria é de Teca Nicolau e a entrada é gratuita. No dia da abertura, a artista fará uma contação de história, com a presença do personagem Tunga.
Composta por bonecos feitos de espuma, a mostra terá várias esquetes contadas pelos próprios personagens da exposição, cada agrupamento de bonecos será referente a uma história infantil. Na mostra também terá um espaço reservado para alguns bonecos avulsos, onde a criançada poderá inventar a sua própria história.
O estudo no campo do teatro de bonecos começou a atrair a atenção de Márcia Fernandes na década de 90. Logo após a atriz se encantar com os contos populares e iniciar uma pesquisa em cima de grandes nomes – Camara Cascudo, Silvio Romero, etc. – que compilam esta tradição oral. Em pouco tempo, a artista, começou a contar histórias com bonecos, que ela mesma confeccionava. E uniu a sua arte instrumentos musicais, adereços, um músico e muita imaginação. A artista apresenta na exposição, cenas das histórias que conta através dos seus bonecos e adereços. Em seu trabalho, de confecção, ela procura criar um diálogo com o público a partir de sua criatividade, que em alguns casos é inusitada, como o caso do espetáculo “Folclore de todos os cantos”, onde os bonecos são confeccionados com instrumentos da cozinha como: Colher de pau, martelo de bater bife e etc.
Sobre Márcia Fernandes
Presidente da Cia TROPPA de FANTOCHES em CENA, ela é atriz, titeriteira, contadora de histórias, formada em História (UGF) e especialista em Ciência, arte e cultura na saúde pelo IOC/FIOCRUZ.
Iniciou suas montagens com bonecos de teatro em 1992 com o espetáculo: Mingau de Lobo: 'Deus me livre!'; seguido pelo 'O Campo de Santana do Império a República'; 'DUMONT. O Sonho de um Voador', 'O Aniversário'; 'Cenas Dalinianas'; etc. Participou de 'Monet', etc.
Especializou-se em confeccionar seus bonecos com espuma.
Marcia Fernandes também estuda outras artes (figurino, palhaçaria, animação de objetos, mímica, dramaturgia para teatro, cinema e Tv, etc), com o intuito de somar conhecimento a arte do teatro de bonecos. Atualmente uma pesquisa o teatro de bonecos em caixa de Lambe-Lambe e faz parte do grupo As Caixeiras do RJ.



Exposição “O Mundo Mágico dos Bonecos de Márcia Fernandes” – Espaço Antonio Callado
Abertura: 05 de outubro
Horário: 15 horas
Visitação: 05 a 30 de outubro de 2011
Horário: de terça a sexta, das 11h às 17h; sábados, das 12 às 16h
Local: Espaço Antonio Callado – Centro Cultural Abrigo de Bondes
Endereço: Rua Marquês de Paraná, nº 100, Centro
Tel.: 2620-8169
GRATUITO

EXTRA! EXTRA! CIRCO TRAPÉZIO NO CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES TODAS AS SEXTAS E SÁBADOS DE OUTUBRO



Alô criançada o Circo Chegou!!!! Durante todas as sextas e sábados do mês de outubro, o Circo Trapézio irá armar a sua lona no Centro Cultural Abrigo de Bondes. Equilibristas, malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços, te levarão ao mundo maravilhoso de um dos circos mais tradicionais do Brasil.
         A família Cericola fez 100 anos de picadeiro em 2007. Já são cinco gerações de artistas circenses, entre eles trapezistas, malabaristas, mágicos, equilibristas, contorcionistas, acrobatas, palhaços e técnicos circenses.
O Circo Trapézio, comandando pela família Cericola é um dos poucos circos tradicionais do Brasil ainda em atividade.

CIRCO TRAPÉZIO – CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES
Datas: 01,07 e 08,14 e15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro (sextas e sábados)
Horário: 19 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre, menos de 10 anos somente acompanhados dos pais.
Ingresso: R$ 20,00
Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a Quinta das 11h ás 17h; Sextas e Sábados das 14h ás 20h.
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, nº 100, Centro, Niterói
Tel 2620-8169


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DO CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES


CIRCO TRAPÉZIO
DATAS: 01; 07 E 08; 14 E 15; 21 E 22; 28 E 29
Alô criançada o Circo chegou!!!! A cidade irá amanhecer mais colorida e alegre, com a presença de equilibristas, malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços, que irão te levar ao maravilhoso mundo de um dos circos mais tradicionais do Brasil. A criançada e os adultos vão adorar as performances circenses e dar muitas gargalhadas.
Horário: sextas às 16h e às 19h; sábados ás 19h
Ingresso: R$ 20,00
Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a Quinta das 11h ás 17h; Sextas e Sábados das 14h ás 20h.
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, nº 100, Centro, Niterói
Tel 2620-8169

Exposição “O Mundo Mágico dos Bonecos de Márcia Fernandes”
Homenageando o mês das crianças, a artista Márcia Fernandez expõe seus bonecos, a maioria feitos de espuma, que remetem a histórias infantis, que serão contadas na exposição. A mostra também contará com alguns personagens, sem histórias prontas, para que as crianças possam criar os seus próprios contos.   No dia da abertura, a artista fará uma contação de história, com a presença do personagem Tunga.
Abertura: 05 de outubro
Horário: 15 horas
Visitação: 05 a 30 de outubro
Horário: Terça a sexta, 11 às 17h; sábado 12 às 16h
Gratuito
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Endereço: Rua Marques do Paraná, nº100, Centro, Niterói
Tel: 2620-8169
Entrada franca